Todo mundo erra. Até os gigantes do mercado! Mas, quando o assunto é abrir uma loja, estar preparado pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Eu já errei, você já errou, todos nós erramos. E é justamente por isso vamos falar aqui sobre os principais erros de quem vai abrir loja — e, mais importante ainda, como evitá-los.
Errar é comum, claro, mas a maioria dos erros pode ser evitada, se pensarmos à grosso modo e que os exemplos ao nosso redor podem nos ajudar muito nisso. Especialmente quando falamos de falhas que podem gerar prejuízo direto para o seu negócio.Negligenciar o marketing é dar um tiro no pé
A gente sabe que os erros cometidos por outros empreendedores podem servir de exemplo e trazer boas práticas para evoluir a sua própria loja, certo?
Então vamos direto ao ponto!
Se com planejamento já é difícil, sem ele é impossível!
Pensa comigo: se até no dia a dia, planejando viagens ou eventos, as coisas nem sempre saem como o esperado, imagine tentar abrir uma loja sem nenhum planejamento?
Abrir uma loja sem planejamento ou com planejamento feito de qualquer jeito é como apostar todas as fichas na sorte — e, segundo o SEBRAE, confiar apenas nisso é praticamente um convite ao fracasso.
O planejamento é o que garante que você enxergue tanto as oportunidades quanto os problemas do seu negócio. Ele envolve pesquisar o público-alvo, calcular custos, definir processos, escolher o mix de produtos, analisar a sazonalidade do setor, se aprofundar na sua concorrência, e muito mais…!
Dica prática: antes de abrir sua loja de roupas, acessórios, eletrônicos ou óculos, mapeie tudo o que envolve seu segmento e crie um plano realista. Isso aumenta as chances de começar no caminho certo.
Escolher mal o ponto comercial pode acabar com sua loja. Um erro clássico é escolher o ponto comercial apenas pela aparência ou preço. No varejo, o ponto é decisivo: ele deve garantir fluxo de clientes, visibilidade e fácil acesso.
Não se esqueça ainda da atratividade, ou seja, de como conseguir atrair seus clientes para a sua loja. Se o ponto não favorece a sua loja, seja por público diferente (do público-alvo), da facilidade de acesso e etc., as chances de fracasso são enormes.
Além disso, é fundamental analisar a concorrência da região. Muitas vezes, lojas próximas podem “roubar” seus clientes simplesmente oferecendo produtos mais atrativos, uma vitrine mais organizada ou simplesmente um atendimento melhor.
Mas atenção: seus concorrentes não são seus inimigos! Pelo contrário, eles podem ser fontes de aprendizado. Grandes marcas já usaram os concorrentes como trampolim: a Pepsi, por exemplo, já fez campanhas usando latas da Coca-Cola, e o Burger King costuma abrir unidades perto do McDonald’s como estratégia.
Use seus concorrentes para observar o que fazer e o que não fazer. Analise o comportamento dos clientes, veja quais estratégias funcionam e encontre formas de se diferenciar.
E lembre-se: escolher um ponto em centros comerciais como o Feira Shop é uma forma inteligente de começar. Além de contar com fluxo garantido de clientes, você tem a vantagem da diversidade de segmentos, que transforma o espaço em um verdadeiro polo de compras.
Propaganda da Pepsi em que a Coca-Cola aparece.
Negligenciar o marketing é dar um tiro no pé
ignorar o marketing é abrir mão da conexão da sua marca com o seu mercado.
Não basta ter um ponto físico. Você precisa atrair clientes até a sua loja. Hoje, isso vai muito além do famoso “boca a boca”: envolve redes sociais, presença no Google, materiais de divulgação e, principalmente, como você interage com o seu público.
E tem mais: não adianta fazer publicações de qualquer jeito, muito pelo contrário! Procure desenvolver estratégias (e conteúdo) que não só engaje e venda, mas que também consiga gerar valor ao cliente!
O marketing deve estar presente antes, durante e depois da venda:
Antes: atraindo clientes com promoções, descontos e conteúdos que despertem interesse real.
Durante: oferecendo atendimento e experiência de compra diferenciados.
Depois: mantendo relacionamento para fidelizar, já que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.
Quer ter sucesso? Não pense apenas em abrir uma loja: pense em como torná-la memorável para seus clientes.
O investimento inicial sozinho não basta
Muitos acreditam que um bom investimento inicial garante o sucesso da marca, mas já afirmamos logo: ledo engano!
Além do capital inicial, você precisa de capital de giro, estoque, fluxo de caixa organizado, equipe preparada, etc... Sem isso, mesmo lojas que começam bem podem fechar em pouco tempo.
É o planejamento financeiro que dará clareza sobre todos os custos recorrentes e ajudará você a se preparar para imprevistos. Então muitíssima atenção nessa parte!

Quer abrir uma loja sustentável?
Sustentabilidade, no varejo, não significa apenas vender produtos ecológicos, mas sim construir um negócio sólido, duradouro, financeiramente saudável e, principalmente, que se sustente de forma mais natural e tranquila.
Evitar os erros que listamos aqui é o primeiro passo. Mas o segredo está em manter a disciplina: estudar constantemente, buscar diferenciais no atendimento e criar valor para seus clientes.
Se você sonha em abrir uma loja de roupas, acessórios, óculos ou eletrônicos, escolha um local que ofereça boa estrutura, visibilidade e fluxo de clientes.
Os centros comerciais Feira Shop são ideais para quem deseja começar com segurança e transformar uma ideia em um negócio de sucesso. Fale com nossos consultores!

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